agronegócio

Plantio do trigo cresce 10% no Rio Grande do Sul

Da redação

Foto: Marasca Comércio de Cereais (Divulgação)

O plantio do trigo avançou dez pontos percentuais no Rio Grande do Sul nesta semana.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o avanço foi impulsionado pelos regionais de Ijuí e Santa Rosa, que atingiram 72% e 88% da estimativa inicial, respectivamente. Essas regiões representam 30% e 27% da área estadual prevista de 739.403 hectares para esta safra. Atualmente, 55% da área destinada para esta safra de trigo foi semeada, estando 97% em germinação e desenvolvimento vegetativo e 3% em floração.

Colheita das lavouras de milho do Estado já foi 99% concluída

Na regional de Ijuí, que engloba os Coredes Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí, as primeiras lavouras implantadas apresentaram boa emergência e desenvolvimento inicial satisfatório. As altas temperaturas dos últimos períodos contribuíram para um crescimento vertical mais acentuado.

No Planalto, a cultura está em fase inicial de plantio e estima-se entre 2% e 4% da área plantada neste período. Os produtores aguardam o aumento da umidade do solo (chuvas) para intensificar a atividade. No Alto Uruguai, o plantio atingiu 10% da área prevista. Já na região de Caxias do Sul, as altas temperaturas e o tempo seco favoreceram o preparo do solo e o início da semeadura nos municípios de menor altitude. Nos municípios dos Campos de Cima da Serra, a semeadura deverá iniciar na próxima semana e se intensificar em julho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado destina mais de R$ 90 mil para agricultura familiar de duas cidades da Região Central Anterior

Estado destina mais de R$ 90 mil para agricultura familiar de duas cidades da Região Central

Colheita das lavouras de milho do Estado já foi 99% concluída Próximo

Colheita das lavouras de milho do Estado já foi 99% concluída

Agronegócio